Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Crescer sempre

A vida é constituída de desafios constantes. Sai-se de um para o outro em escala ascendente de valores e conquistas intelecto-morais. Sempre há que se começar a viver de novo.
Joanna de Angelis

Mais uma vez nos defrontamos com a ideia de progresso proposta na doutrina espírita e exaustivamente trabalhada por Allan Kardec em sua obra O Livro dos Espíritos e em O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Somos orientados pelo espiritismo a cerca da origem comum de todos os espíritos e de sua destinação à plenitude espiritual, momento em que cada espírito terá atingido tamanho grau de desenvolvimento intelecto-moral que estará plenamente consciente de seu dever moral e o executará com muito amor e dedicação, sendo assim, feliz.

Entre um extremo e outro, entre a origem e o destino, há um grande movimento de aprendizado, de autoconhecimento, a ser realizado de forma individual através das relações coletivas oferecidas pelas leis divinas. Somos levados através de variadas experiências a desenvolvermo-nos como espíritos imortais e destinados à felicidade que somos.

Cada novo aprendizado que precisa ser realizado representa um degrau a mais na escalada espiritual e conta com os anteriormente adquiridos, estabelecendo, desta forma, uma escala evolutiva que ascende em complexidade e que oferece cada vez mais felicidade e liberdade de ação.

Somos levados em cada encarnação a um recomeço material que tem por trás toda a bagagem espiritual adquirida. Do ponto de vista material recomeçamos a cada nascimento e temos metas específicas a atingir. Do ponto de vista espiritual demos início a mais um ciclo de aprendizado no processo contínuo de aperfeiçoamento através do qual despertamos para a nossa realidade espiritual.

As palavras de Joanna são muito oportunas por nos recordarem que a cada encarnação podemos dar início a novas tentativas, temos condições para renovar nossos hábitos mentais, nossos sentimentos, nossas formas de agir e contamos, para isso, com novos desafios.

Seguiremos ainda por várias encarnações, assim como já passamos por muitas outras, e temos a certeza de que, a cada nova oportunidade encarnatória, novos e mais complexos desafios se apresentam, de acordo com a nossa possibilidade de aproveitamento, com o objetivo de promover o nosso autoaperfeiçoamento.

Sempre que penso na vida sob a ótica proposta, mais espiritual e com gostinho de começar novamente, procuro sentir minha vida como uma dádiva divina que me foi ofertada, na medida certa para que eu realize muito. Procuro estar cada vez mais atento às possibilidades diárias de aprendizado que me são oferecidas pela vida. Tenho vivido um dia de cada vez, sem muita pressa, mas buscando estabelecer um ritmo constante de crescimento espiritual.

Acredito que no momento em que começarmos a fazer estas reflexões diárias com mais propriedade, buscando compreender a movimentação da vida, não como algo linear, mas como uma sequência de ensinamentos oferecidos, começaremos a perceber as engrenagens da vida movendo-se a nosso favor. Seremos capazes de perceber o amor do criador por nós a manifestar-se em mínimos detalhes em nossas vidas estimulando-nos a aproveitar cada segundo para crescermos e, desta forma, nos sentiremos cada vez mais acolhidos pelo pai, assim como na parábola do filho pródigo em que, após anos de experiências de autoconhecimento, o filho que havia deixado o seio de sua família levando toda a herança material a que tinha direito retorna, trôpego e estropiado, mas certo da possibilidade de trabalho digno, para ser amorosamente acolhido por seu pai.

Licença Creative Commons
Crescer sempre de C. Guilherme Fraenkel é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Permissões além do escopo desta licença podem estar disponíveis em http://www.guilherme.fraenkel.nom.br/?page_id=10.


Este artigo faz parte de um conjunto de reflexões diárias que iniciou-se em 05/01/2011 a partir de um presente que ganhei em 2010, uma caixinha cheia de citações (veja o artigo "O importante não é a etiqueta" para mais detalhes)

Você poderá acompanhar todas as citações e reflexões publicadas no WebEspiritismo usando o Marcador “Reflexão diária”. A lista de Marcadores usados está disponível na coluna lateral do blog sob o título “Marcadores”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário