terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Acreditar

Acredita em ti mesmo e prossegue o teu caminho, que vencerás todos os obstáculos que queiram interromper-te, pois do alto vem ajuda, sem que possas perceber.
Miramez

Esta citação de Miramez remeteu-me a um de meus livros prediletos, Evolução em dois mundos, uma das obras escritas através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier cuja autoria espiritual é de Andrá Luiz.

Na referida obra o autor nos fala sobre o desenvolvimento do espírito desde as suas origens como princípio inteligente apresentando-nos o trabalho detalhista e cheio de amor que os espíritos superiores realizam para apoiar cada criatura de Deus em seu movimento de despertamento para a realidade divina da qual fazem parte.

Segundo o autor, os espíritos superiores são responsáveis pelo acompanhamento de cada criatura no planeta e empenham-se desde a formação planetária para equilibrar as forças naturais e oferecer o ambiente material mais adequado a cada uma das necessidades das criaturas que nele habitam.

Pouco a pouco nós, os tutelados destes dedicados companheiros de jornada evolutiva, desabrochamos, nos desenvolvemos; sempre apoiadas pelo trabalho incansável dos cientistas siderais que criam corpos cada vez mais complexos com o objetivo de nos oferecer as ferramentas de manifestação mais adequadas às nossas capacidades de manifestação da consciência no mundo material.

Através deste breve e simplificado relato sobre o que acontece nas esferas espirituais superiores de nosso pequenino planeta começamos a perceber o que nos diz Miramez quando nos convida a fazermos a nossa parte e a nos sentirmos apoiados pois a ajuda sempre está presente.

Somos parte de uma enorme malha de relações energéticas materializada por nossos pensamentos, sentimentos e ações na malha divina chamada criação. Movimentamo-nos de forma ascensional e ininterrupta rumo à perfeição, ou seja, rumo à amplitude de consciência acerca de nós mesmos e do ambiente que geramos a partir de nossas iniciativas. Há sempre espaço para aprendizado e crescimento individual e coletivo. Há sempre apoio de algum espírito que nos conhece e que sabe como nos ajudar a crescer.

Todos os nossos esforços de manifestação são aproveitados pelas leis divinas em favor de nós mesmos e daqueles que conosco convivem. Não há nada que façamos que não possa ser revertido em potencial útil de crescimento e, portanto, estamos sempre sendo apoiados em nossos movimentos pelas leis divinas.

Os obstáculos que surgem em nosso caminho não são impedimentos à nossa jornada de construção de felicidade, mas passos que precisam ser dados para que desenvolvamos o entendimento necessário para atingirmos nosso grande objetivo, a plenitude espiritual e consequentemente a felicidade.

Os ensinamentos contidos nas obras básicas de Allan Kardec, principalmente em O livro dos espíritos e em O evangelho segundo o espiritismo, sugerem que o objetivo da vida material que estamos vivenciando é o exercício de nossas potencialidades e consequente desenvolvimento espiritual.

Jesus nos disse que o julgo é leve, desde que procuremos observar as leis propostas por Deus, nosso criador e a elas tentemos nos conformar; ou seja, na medida em que percebemos que somos convidados a aprender e nos esforçamos por aprender da melhor forma possível, as dificuldades ficam mais suaves e construímos vidas mais repletas de felicidade.

A doutrina dos espíritos nos ensina também que o destino final de nossas vidas não é o mundo material, mas o espiritual, “Meu Reino não é deste mundo”, e que temos várias oportunidade materiais para aprendermos e desabrocharmos para a nossa realidade, “É preciso nascer novamente”.

Somos conduzidos por braços invisíveis que se manifestam de forma sutil, quase imperceptível, em nossas vidas através de atos de amor, mas conseguimos intuir ligeiramente estes atos quando estamos ligados aos mananciais superiores da vida ou pelo menos conseguimos compreendê-los através da razão.

Resta-nos então fazermos a nossa parte. Arregaçarmos nossas mangas e movimentarmo-nos intensamente na busca do belo, do bom e do ético com todas as nossas forças, certos de que, estaremos sempre apoiados por braços fortes que nos amam.

Sigamos para a luz confiantes em nosso potencial.

Licença Creative Commons
Acreditar de C. Guilherme Fraenkel é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Permissões além do escopo desta licença podem estar disponíveis em http://www.guilherme.fraenkel.nom.br/?page_id=10.


Este artigo faz parte do projeto Reflexão Diária que iniciou-se em 05/01/2011 a partir de um presente que ganhei em 2010, uma caixinha cheia de citações (veja o artigo "O importante não é a etiqueta" para mais detalhes)

Você poderá acompanhar todas as citações e reflexões publicadas no WebEspiritismo usando o Marcador “Reflexão diária”. A lista de Marcadores usados está disponível na coluna lateral do blog sob o título “Marcadores”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário