terça-feira, 31 de março de 2009

[Evangelho 2009] As bases da doutrina do Cristo

Dando continuidade ao Projeto Evangelho 2009, em que participo de um estudo sistemático de O Evangelho Segundo o Espiritismo, obra de autoria de Allan Kardec, disponibilizo o segundo artigo, "As bases da doutrina do Cristo", para leitura.

"As bases da doutrina do Cristo" procura resgatar na forma de lista os pontos de contato encontrados por Allan Kardec entre a doutrina proposta pelos espíritos, baseada nos ensinamentos do Cristo e a doutrina proposta por Sócrates e Platão.

Uma mensagem de grande importância a ser percebida nesta parte da introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo é a progressão de idéias. Facilmente percebemos que a humanidade terrestre vem sendo preparada desde a sua criação para atingir os patamares de entendimento que temos hoje, fato que demonstra os aspectos da lei de progresso.

É possível ampliar esta percepção de progresso quando lemos as palestras proferidas por Léon Denis à sociedade espírita francesa em 1880 sobre o progresso. Durante suas palestras o ilustre orador espírita consegue organizar, sistematizar e sintetizar de forma muito clara o movimento de progresso de nossa sociedade desde a antiguidade oferecendo, desta forma, precioso material para a reflexão sobre o tema.

Outro ponto bastante interessante de ser percebido neste estudo é o fato de que todos os princípos básicos da doutrina espíritas já haviam sido apresentados por Sócrates e Platão em seus discursos e diálogos, aspecto que reforço a idéia de construção de conceitos ao longo dos séculos de nossa sociedade.

Desejo a você uma boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário