sexta-feira, 21 de março de 2008

Evangelho - Ferramenta de progresso Intelectual e Moral

Este é o segundo ano em que participo de um grupo de estudos sobre "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e estou cada vez mais convencido de que devemos estudar esta obra com o firme propósito de apreender precisoso material que nos apoiará na promoção do auto-descobrimento, auto-aperfeiçoamento e desenvolvimento do auto-amor, estabelecendo, desta forma, bases sólidas para o exercício do amor a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos, conforme recomendado por Jesus, nosso irmão e mentor.

Este livro maravilhoso, fruto dos esforços de dezenas de espíritos encarnados e desencarnados é baseado nos ensinamentos do próprio Cristo, narrados através dos evangelhos que enceram em si, segundo Allan Kardec, um precisoso código moral de conduta que até agora tem sido pouco estudado e , se seguido, é a garantia infalível para a felicidade vindoura de todos os integrantes de nossa sociedade.

É curioso imaginarmos que nossa sociedade possui em suas mãos há cerca de 2000 anos preciosos ensinamentos capazes de garantir um estado de felicidade e, mesmo assim, ainda não foi capaz de aingí-lo. Nossa dificuldade em compreender claramente a mensagem moral, de distinguí-la entre tantas informações e alegorias e de pô-la em prática são, com toda a certeza, as principais causas do estado de infelicidade que vivemos até hoje.

A doutrina espírita, a partir de mensagens e orientações trazidas por diversos espíritos através de médiuns em todo o mundo tem cumprido um importante papel neste cenário de esclarecimento que se faz necessário, mas ainda nos resta a necessidade de empenho e esforço com o objetivo de nos aprimorarmos, como sugere Leon Denis no ano de 1924 em seu livro o entitulado "Socialismo e Espiritismo"

Com efeito, o problema intelectual se une estritamente ao problema moral ... É necessário ensinar o Homem a respeitar a si mesmo, a salvaguardar sua própria dignidade pois, valorizando o nível moral, trabalha-se ao mesmo tempo para resolver todos os problemas difíceis do momento atual

O Espírito de Verdade nos informa na introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo que toda a espiritualidade superior encontra-se em constante trabalho de esclarecimento a nós espíritos ainda embrutecidos e descrentes e nos convida ao trabalho. Vamos estudar esta obra com todo o empenho possível, procuremos as relações entre as passagens, busquemos a aplicação dos ensinamentos em nossas vidas. Vamos aproveitar de forma ótima todo este rico material que se encontra em nossas mãos.

Um comentário:

  1. Estive durante o ano acompanhando suas idéias no blog. Consegui no curso do ESE aprender a ler as mensagens do Pai . ELE escolhe bem os seus maestros . Espiritualidade,religiosidade, o Homem Integral, Inteligência, Intelectualidade, Mediunidade estão caminhando conosco para além de tudo. Mas enquanto humanos ,depois de tantos estímulos o cérebro fervilha ... Muito bons ! Quem sabe eu consigo colocar meus questionamentos em ordem e organizo todas as perguntas que não fiz ? Abraços,Wanda Leonor
    (wanda.leonor.araujo@gmail.com)

    ResponderExcluir

Escreva aqui o seu comentário