Lembrem-se apenas das coisas boas que os outros fizeram para nós.
Amma
pensamento do dia 21/07/2011 na livraria Omnisciência
Esta recomendação simples de Amma remeteu-me à máxima do amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, recuperada da tradição judaica por Jesus como sendo a forma mais simples de perceber e atender a vontade de Deus.
No momento em que buscamos recordar apenas as coisas boas, é como se estivéssemos fazendo o exercício do amor ao inimigo, oferecendo-lhe a outra face, ou seja, boas ações em troca das ações negativas.
Na realidade, vamos até muito além. Lembrar-se apenas das coisas boas é evitar a contaminação de nós mesmos com os sentimentos ruins emanados e exteriorizarmos para nós mesmos, para o ambiente e para o outro, pensamentos salutares que podem contribuir com a construção do bem-estar pessoal e coletivo, além de funcionar como motor de atração para o que há de melhor no ambiente.
Neste sentido, estaríamos praticando o buscai e achareis; ou seja, estaríamos estabelecendo um elo potente com o universo em que estamos inseridos e abrindo a possibilidade de perceber os níveis energéticos e fluídicos mais sutis e elevados, responsáveis pela sintonia com o plano mais alto.
Referências doutrinárias básicas
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec
- Capítulo VI (O Cristo Consolador)
- Capítulo VIII (Bem aventurados os que tem puro o coração)
- Capítulo IX (Bem aventurados os que são brandos e pacíficos)
- Capítulo X (Bem aventurados os que são misericordiosos)
- Capítulo XI (Amar ao próximo como a si mesmo
- Capítulo XII (Amai aos vossos inimigos)
- Capítulo XXV (Buscai e achareis)
- Capítulo XXII (Pedi e Obtereis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário